Parkinsonia aculeata

 

Esta árvore de uso múltiplo vem das Américas mas foi introduzida ao redor dos trópicos por causa de seus muitos usos. Ela cresce bem em regiões áridas e resiste bem aos solos pobres e salgados, geadas ocasionais, poucas chuvas e longas estações secas. Ela também é conhecida como espinho de Jerusalém, palo verde mexicano ou simplesmente Parkinsonia.

Esta é uma árvore bonita com um tronco verde, folhas singulares e flores de um amarelo vivo. A Parkinsonia é frequentemente cultivada como uma árvore ornamental mas ela tem outros usos importantes. Ela é baixa, espinhosa, cresce rapidamente e pode ser usada como uma barreira para manter os animais do lado de fora (ou de dentro) ou para funcionar como proteção contra o vento. Ela pode estabilizar solos soltos e protegê-los contra a erosão. Ela pode adicionar nitrogênio aos solos e melhorar a sua fertilidade.

As folhas e sementes podem servir para alimentar ovelhas e cabras, especialmente durante a estação seca. Ela também tem alguns usos como alimento humano. A polpa das frutas e as flores são doces e apreciadas pelas crianças. Pode-se fazer feita uma bebida refrescante com as frutas fermentadas. Ela também pode ser usada como remédio natural para problemas digestivos e outros, fibra para a fabricação de papel, lenha e madeira.

As sementes duram por longos períodos e germinam facilmente após serem imersas em água por alguns dias. Podem-se retirar mudas das raízes ou brotos. Na verdade, ela cresce tão facilmente que pode se tornar uma erva daninha. As sementes podem ser adquiridas em muitos lugares. Aqui estão alguns:

Institut Sénégalais de Recherches Agricoles, Centre National de Recherches, Laboratoire de Graines, Parc Forestier de Hann, BP 2312, Dakar, Senegal.

Forestry Research Institute of Malawi, PO Box 270, Zomba, Malawi.

Latin American Forest Tree Seed Bank, CATIE, Turrialba, Costa Rica.

India Nursery and Seeds Sales Corporation, PO Box 4314, 36/962 DDA Flats, Kalkaji, New Delhi 19, Índia.

por Julia Ambrose.

SEPASAL

A breve informação sobre a Parkinsonia aculeata é um exemplo de informação que a SEPASAL possui sobre 6.000 espécies em seu banco de dados sobre plantas úteis para regiões secas. O banco de dados não inclui as principais colheitas para alimentação. A SEPASAL (Pesquisa sobre Plantas Econômicas para Terrenos Aridos e Semi-Aridos) foi desenvolvida em 1981 com financiamento da OXFAM e é mantida no Royal Botanic Gardens, em Kew. Um financiamento recente da Clothworkers’ Foundation ajudou a expandir as suas atividades.

Há duas maneiras em que a SEPASAL pode-lhe ser útil. Talvez você queira receber mais informações sobre um determinada espécie de planta. Ou você pode estar tentando descobrir se há uma planta que pode crescer bem em seu ambiente local e prover-lhe produtos como fibras ou frutas, ou prover sombra, ou ajudar a prevenir a erosão do solo.

Entre em contato conosco e buscaremos as informações solicitadas em nosso banco de dados. Favor enviar informações mais completas possíveis sobre os tipos de plantas em que você está interessado. Por exemplo:

  • Elas são árvores, arbustos ou ervas? 
  • Que tipo de ambiente? 
  • Para que usos elas são necessárias?

Este serviço é gratuito para usuários não comerciais. Em retorno, pedimos informações suas sobre o valor (ou o contrário!) do serviço e idéias sobre como podemos melhorá-lo. Também estamos interessados em criar vínculos mais fortes com pessoas e projetos que possam utilizar nosso banco de dados mais amplamente, se puder ser adaptado às suas necessidades. Ficamos na espera de notícias suas! Favor notar que não podemos fornecer sementes ou financiamento – somente informações.

SEPASAL Tel. ++ 44 (0)181 332 5772 Fax ++44(0)181 332 5768 E-mail: sepasal@rbgkew.org.uk Centre for Economic Botany, Royal Botanic Gardens, Kew, Richmond, Surrey, TW9 3AE, Reino Unido