Recursos

Participatory Learning and Action: A Trainer’s Guide

por Pretty, Guijt, Thompson e Scoones.

Este é um guia excelente e completo de todos os assuntos ligados à AAP. Ele está bem montado, é fácil de ser lido e usado e tem 267 páginas. Ele cobre uma grande variedade de tópicos, desde exercícios de iniciação para novos grupos até a aprendizagem de adultos e os desafios do treinamento de campo. Detalhes completos são dados para os 101 exercícios, incluindo para que servem, o tempo envolvido, os materiais necessários e como usá-los. Este é um excelente recurso para instrutores.

IT Bookshop, 103 – 105 Southampton Row, London, WC1B 4HH, Reino Unido.

Training for Transformation
por Hope e Timmel

Há três manuais (aprox 180 páginas cada) nesta série. Impresso pela primeira vez em 1984, eles fazem uma excelente introdução ao desenvolvimento participatório estão cheios de idéias práticas, sugestões, estudos de caso e exercícios. Eles têm sido usados amplamente por muitas organizações. Apesar de serem caros, eles são um óptimo investimento como recurso para grupos em qualquer organização. Descontos estão disponíveis para grandes pedidos.

Pode ser adquirido da: Mambo Press, Box 779, Gweru, Zimbabwe.

Participatory Rural Appraisal: Practical Experiences
por Nabasa, Rutwara, Walker e Were

Natural Resource Institute, Reino Unido

Este manual faz uma apresentação clara dos exercícios participatórios. Cópias únicas podem ser adquiridas gratuitamente por grupos educacionais, instituições de pesquisa e organizações sem fins lucrativos em países que recebem apoio britânico. Escreva usando o seu cargo oficial (não o nome) para:

NRI, Central Avenue, Chatham Maritime, Kent, ME4 4TB, Reino Unido.

Manual de sistematización participativa
por Daniel Selener com Gabriela Zapata e Christopher Purdy

Este manual está dirigido a qualquer grupo envolvido com projetos de desenvolvimento, seja ele uma grande ONG ou uma organização pequena de base. A sistematização é um processo contínuo de reflexão participativa sobre projetos que envolvem os funcionários e os participantes. Ele, primeiro, aborda como analisar projetos e, então, como tirar lições desta análise que possam melhorar o andamento do projeto.

O manual é apresentado de maneira bem clara e com idéias chave que podem ser compreendidas facilmente. São dados muitos exemplos sobre como analisar opções e possíveis soluções. A maior parte do texto é apresentado em quadros e tabelas que podem ser copiados e usados mais amplamente. É dada permissão para que qualquer página seja copiada, reproduzida e adaptada para as necessidades locais.

Este manual é muito útil para qualquer grupo envolvido com o planejamento de projetos. Pode ser adquirido em espanhol e inglês (a ser impresso em breve) no seguinte endereço:

IIRR, Oficina Regional para América Latina, Ap Do 17-08-8494, Quito, Equador.

Fax (593-2) 443 763
E-mail: daniel@iirr.ecx.ec

Setting up Community Health Programmes
pelo Dr Ted Lankester

Este manual prático cobre todos os aspectos sobre como implementar e gerir projetos de saúde comunitária. Uma ênfase específica é dada à necessidade de consultar a comunidade local bem antes do programa começar. Os capítulos do manual abordam como trabalhar em parceria nas comunidades, a tomada de decisões, monitorização e avaliação, imunização, tuberculose, AIDS (SIDA), maternidade, planejamento familiar e programas para malnutrição. Muitas sugestões práticas estão incluídas. O livro foi escrito em um inglês simples e é bem ilustrado. Ele é recomendado para qualquer pessoa com um interesse no serviço de saúde comunitário.

Uma segunda edição vai ser publicada em breve. Como membro ativo do Comitê da Passo a Passo, o Dr Lankester está oferecendo um número limitado de exemplares gratuitos da primeira edição aos leitores da Passo a Passo que trabalham com o serviço de saúde comunitário. Se você desejar uma cópia gratuita, escreva dando detalhes sobre o seu trabalho para:

Tearfund Resources Dept, 100 Church Road, Teddington, Middlesex, TW11 8QE, Reino Unido.

Uma edição indiana deste livro pode ser Adquirida, a qual é altamente recomendada para qualquer pessoa no subcontinente indiano. Faça o seu pedido para:

CMAI, Plot 2 A-3 Local Shopping Centre, Janakpuri, New Delhi 110 05, Índia.

Maintaining Fish Quality: An Illustrated Guide
por S E Johnson e I J Clucas

Natural Resource Institute, Reino Unido

Os leitores que gostaram da edição da Passo a Passo sobre a criação de peixes e prepararam os seus próprios viveiros de peixes vão achar este livro muito útil e que ele veio na hora certa. Escrito em um inglês simples e com muitos diagramas e ilustrações, este manual está repleto de conselhos sobre como cuidar de peixes após terem sido pescados – métodos de processamento, técnicas de preservação, transporte e embalagem. Ele é ideal para criadores de peixes que vivem a uma grande distância de mercados. Ele dá todos os detalhes sobre como salgar, secar e defumar peixes. Manter a qualidade dos peixes desde a pesca até o consumo deve ser o alvo de qualquer criador.

Grupos educacionais, institutos de pesquisas e organizações sem fins lucrativos de países que recebem apoio britânico podem pedir uma cópia gratuita deste livro. Escreva usando o seu cargo oficial (não o nome) para:

NRI, Central Avenue, Chatham Maritime, Kent, ME4 4TB, Reino Unido.

The Tropical Agriculturalist Series

Quatro novos livros foram recentemente publicados nesta útil série. Eles são: Goats (cabras), Avocado (abacate), Animal Health (saúde animal) Vol 1 (O volume 2 foi publicado antes) e Livestock Production Systems (sistemas de produção animal). Eles são recursos práticos e detalhados para técnicos agrícolas e instrutores. Eles podem ser adquiridos da:

CTA, PO Box 380, 6700 AJ, Wageningen, Holanda.

Contactos – AAP

Muitos grupos produzem materias úteis para o trabalho de AAP. Aqui estão alguns endereços de onde se podem obter mais informações…

INTERNATIONAL INSTITUTE FOR ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT

Eles produzem vários livros, livretos, documentos de pesquisas e uma série muito boa chamada PLA Notes (gratuita para muitos grupos do hemisfério sul).

International Institute for Environment and Development, Endsleigh Street, London, WC1 ODD, Reino Unido

E-mail: iiedagri@gn.apc.org

WORLD RESOURCES INSTITUTE

Center for International Development and Environment, 1709 New York Avenue, NW, Washington, DC 20006, USA

MYRADA

Este grupo do sul da India produz vários materiais sobre o uso do método AAP – conhecido como PALM para eles. Estes materiais incluem um vídeo de treinamento muito útil –

A Participant’s Diary of a PRA Exercise in Kamataka, Índia

MYRADA, 2 Service Road, Domlur Layout, Bangalore, 560 071, Índia