O Jogo do Desenvolvimento

Foto: Mike Webb, Tearfund
Foto: Mike Webb, Tearfund

Ron e Karen Stoufer

Este jogo pode ajudar as pessoas a compreenderem os esforços especiais neces sários para garantir que as atividades de desenvolvimento realmente benefi ciem as pessoas marginalizadas ou mais pobres dentro de uma comunidade. Ele pode ser usado com pessoas que trabalham na área de desenvolvimento, com funcionários do governo local ou de projetos de ONGs ou com comitês de desenvolvimento de povoados.

Instruções

Explique que você é um trabalhador da área de desenvolvimento, que está trazendo recursos para três projetos para ajudá-los a “ganhar” o prêmio, que representa o sucesso.

Os participantes representam agricultores locais. Cada pessoa pega um objeto colorido ao acaso e se enfileira ao longo da linha central (sétima) de frente para o prêmio na linha 13.

Quando todos estiverem prontos, leia as descrições de cada cor. Adapte o jogo para o seu contexto, acrescentando detalhes às descrições.

  • VERMELHO Você pertence a uma família rica de agricultores. Seu pai tem duas casas: uma no povoado e uma na capital. Você foi mandado para estudar na cidade e voltou para casa para ajudar a administrar a fazenda.
  • VERDE Seus pais têm uma pequena granja. Sua mãe não é alfabetizada, mas seu pai sabe ler e escrever. Você freqüentou a escola do povoado local, fazendo suas tarefas na granja antes e depois da escola. Sua família possui um rádio, e você escuta programas agrícolas. Seu tio trabalha no posto de saúde local, assim, quando era criança, você sempre tomava suas vacinas e remédios para vermes. Sua família possui uma horta e uma vaca leiteira. Com uma boa nutrição e uma boa saúde, você sempre conseguiu prestar atenção e aprender bem na escola.
  • AZUL Você e seus pais não são alfabetizados e são de uma classe social baixa. As mulheres casaram jovens e agora têm muitos filhos. Os homens trabalham durante o dia nos campos de outras pessoas. Você cuida da sua pequena horta de manhã cedo e de noite.

Desta maneira, os participantes foram colo cados, ao acaso, em diferentes classes socioeconômicas dentro da comunidade. Agora, vocês estão prontos para começar o jogo.

De acordo com cada uma das situações apresentadas, os participantes darão passos para frente ou para trás, dependendo da cor que tiverem. Um passo para frente representa uma maior estabilidade econômica e bemestar. Um passo para trás representa uma maior dificuldade econômica e desigualdade. Esta atividade ajuda os participantes a entenderem melhor como os projetos de desenvolvimento podem causar impacto em diferentes grupos de uma comunidade.

O jogo

Descreva cada projeto e, depois, diga a cada grupo para onde ir e por quê.

PROJETO 1 Treinamento de agricultores e distribuição de sementes É oferecido um treinamento para agricultores. Serão distribuídas sementes de qualidade aperfeiçoada a todos os participantes.

  • VERMELHOS Vocês se oferecem para arrendar seus campos para as aulas durante o período de treinamento. Assim, vocês não só podem freqüentar as aulas de graça (um passo para frente) como também ganham uma fonte de renda (segundo passo para frente).
  • VERDES Depois de ver o aviso sobre as aulas, vocês se matriculam e recebem sementes (um passo para frente).
  • AZUIS Vocês não sabem ler os avisos. Vocês não têm rádio. Não é permitido que vocês entrem em certos lugares por causa da sua classe social baixa, então, vocês não ouvem as pessoas conversando sobre o treinamento. Vocês não ficam sabendo do treinamento e não comparecem às aulas (um passo para trás). Vocês costumavam vender legumes de baixa qualidade produzidos na sua horta, mas agora não podem competir com as sementes de qualidade aperfeiçoada, o que resulta em perda de renda (segundo passo para trás).

PROJETO 2 Sistema comunitário de água potável

Você organiza um encontro da comunidade para discutir um novo sistema de água. Você vai doar os canos, se os membros da comunidade doarem a mão-de-obra. Todos comparecem ao encontro.

  • VERMELHOS Vocês desempenham um papel de liderança no encontro e doam dinheiro para ajudar sua comunidade (um passo para frente). Depois que o sistema é construído, uma torneira é instalada na sua propriedade (segundo passo para frente).
  • VERDES Vocês comparecem ao encontro. Vocês doam a mão-de-obra para ajudar a construção e incentivam os vizinhos a participarem. Quando o sistema está pronto, é instalada uma torneira a apenas cinco minutos de caminhada da sua casa (um passo para frente).
  • AZUIS Vocês se sentam atrás de todos no encontro da comunidade. Vocês não podem dar um dia de trabalho diário do seu emprego para ajudar a construção. Quando o projeto do sistema é discutido, ninguém menciona a possibilidade de instalar torneiras perto de onde vocês moram. Porque vocês não ajudam a construir o sistema, vocês não ganham uma torneira (um passo para trás) e têm de continuar carregando água contaminada do riacho, o que significa mais doença e perda de renda (segundo passo para trás).

PROJETO 3 Aulas de alfabetização

A alfabetização está sendo iniciada no seu povoado. Enfatize que o objetivo principal destas aulas é ajudar os Azuis.

  • VERMELHOS Vocês são contratados como facilitadores (dois passos para frente pela fonte de renda e pelo prestígio).
  • VERDES Vocês mandam suas mães para a aula de alfabetização para que elas não sejam mais enganadas no mercado (um passo para frente).
  • AZUIS Os homens não podem fazer o curso de alfabetização porque cuidam das suas pequenas hortas à noite, depois que terminam o trabalho diurno. As mulheres não podem fazer o curso porque têm muitas crianças pequenas para cuidar e quase sempre há pelo menos uma criança doente (dois passos para trás).

O final do jogo

Agora, os Vermelhos deram seis passos para frente e podem alcançar o prêmio.

A parte mais importante do jogo é o debate no final. Comece fazendo estas perguntas, enquanto os participantes ainda estão nas suas posições:

  • Pergunte o que aconteceu. O que vocês vêem? (Um aumento não proposital na distância que separa os ricos dos pobres.)
  • Se continuássemos jogando, os Verdes ganhariam no final? (Sim, se houvesse prêmios / recursos suficientes.) Os Azuis venceriam se jogássemos por tempo suficiente? (Não.)
  • Pergunte aos Azuis como se sentiram. Foi justo? Por que não? Lembre às pessoas que todos começaram na mesma linha. Depois que os Azuis responderem, pergunte aos Vermelhos e aos Verdes como se sentiram.
  • Quem foi o culpado pelos Azuis não participarem ou se beneficiarem com os projetos?
  • Neste jogo, os Vermelhos ou os Verdes mal-trataram ou discriminaram os Azuis?

Depois, convide as pessoas para se sentarem e conversarem sobre essas questões. Pergunte quem seriam os Vermelhos, os Verdes e os Azuis na sua comunidade. O jogo deve ajudar a mostrar por que os projetos de desenvolvimento freqüentemente precisam se concentrar nas pessoas pobres e marginalizadas (os Azuis). Não é porque os Vermelhos e os Verdes sejam menos valiosos ou mereçam menos – eles também são boas pessoas e bons trabalhadores. Jesus ensinou-nos a cuidar das pessoas pobres porque elas merecem justiça. Por causa das desigualdades sociais, os Azuis precisam de atenção especial para garantir que eles possam aproveitar igualmente as oportunidades.

Para incentivar as pessoas, termine contando histórias que mostrem como você pode trabalhar com os Azuis sem excluir os Vermelhos e os Verdes.

Karen L. Stoufer,  Christian Veterinary Mission

E-mail: kstoufer@cvmusa.org
Site:
http://www.cvmusa.org


História de sucesso do Nepal

Um grupo de mulheres ia fazer um projeto de criação de animais. As Vermelhas e as Verdes queriam criar cabras, e as Azuis queriam criar porcos. Nós as ajudamos a iniciar um projeto que começava primeiro com os porcos e, quando esta fase do projeto estivesse indo bem, então seria a vez das cabras. As mulheres com mais recursos (Vermelhas e Verdes) ajudaram as Azuis, porque era do interesse delas: o sucesso de todas elas estava interligado.

É importante pensar sobre o impacto do projeto sobre todas as seções da comunidade durante a etapa de idealização. Pense em maneiras de incentivar os Azuis a participarem.