Passo a Passo 95 - Avicultura

Alice Keen, Editora 

Esta semana, passei alguns dias com uns amigos que criam galinhas. Todos os dias, eu comia um ovo delicioso e fresquinho no café da manhã. O lugar onde eles moram costumava ser um dos centros de criação de galinhas do Reino Unido, com milhares de pessoas trabalhando nessa indústria. As galinhas ajudavam as pessoas a ganhar a vida e também as mantinham em boa saúde, com muitos ovos e carne. Agora, muitas das granjas fecharam, e há um grande desemprego na região. 

Por todo o mundo, muitas pessoas dependem da avicultura para a alimentação e seu sustento. Na verdade, tantos leitores da Passo a Passo entraram em contato conosco e pediram mais informações sobre esse tópico, que decidimos que era necessária uma edição inteira sobre ele! Incluímos artigos sobre nutrição e alimentos seguros, saúde das galinhas e algumas ideias sobre como ganhar dinheiro com as aves. 

A avicultura tem potencial para ajudar a tirar as pessoas da pobreza. Se você já cria galinhas ou outras aves, esperamos que esta edição lhe dê algumas ideias e informações novas para usar e compartilhar com outras pessoas. Se estiver pensando em começar um pequeno projeto de criação de galinhas, esperamos que as histórias o inspirem e as orientações sejam úteis. 

Compartilhar o que aprendemos é muito importante. Portanto, gostaria de pedir que compartilhasse pelo menos uma informação desta edição da Passo a Passo com alguém que você conheça. Se todos os nossos leitores fizerem isso, dobraremos o impacto da revista. E o mais importante de tudo é que Deus se deleita ao nos ver usando o que sabemos para abençoar as pessoas à nossa volta. Espero que, ao fazermos isso, possamos refletir as palavras de Paulo em Atos 20:35: “Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber.’” 

Que Deus o abençoe quando compartilhar! 

Abaixo estão os artigos da edição 95 da Passo a Passo em html. 

Para baixar uma versão pdf da edição 95 da Passo a Passo, clique aqui (PDF 904 KB)


  • “Pense como uma galinha”

    Conselhos de um especialista em aves. Keiron Forbes foi apelidado “Galinhologista” por viajar pelo mundo ajudando as pessoas a iniciarem projetos de criação de galinhas, resolvendo problemas com suas aves e dando conselhos sobre como entender o comportamento das galinhas.

    Leia mais
  • Aves saudáveis, avicultor feliz

    Se você cria aves, é muito importante aprender como detectar se uma ave não está saudável ou se está doente para poder tomar medidas, caso contrário, a doença poderá espalharse entre as outras aves, e você poderá perder o bando inteiro.

    Leia mais
  • Avicultura segura e saudável

    As aves (galinhas, patos, codornas, galinhas d’angola, gansos e outras aves domésticas) são boas para a saúde humana porque sua carne e seus ovos são alimentos saudáveis e nutritivos. Este artigo faz um resumo dos principais benefícios e riscos para os seres humanos, associados com a criação e o consumo de aves, e descreve como minimizar os riscos tanto quanto possível de forma que os benefícios possam ser usufruídos ao máximo.

    Leia mais
  • Estudo bíblico: Vivendo debaixo das asas de Deus

    A Bíblia é a história da relação de Deus com as pessoas. Na sua aliança com o povo de Israel, na jornada para a Terra Prometida e ao nos enviar Jesus Cristo, Deus procura nos alcançar e nos reunir a ele para que vivamos com ele e sejamos cuidados por ele.

    Leia mais
  • Galinheiros para galinhas de fundo de quintal

    Colocar as galinhas de fundo de quintal em galinheiros durante a noite protege-as contra a chuva e o frio, predadores e roubo. Este artigo traz informações sobre como construir um galinheiro, higiene de galinheiros, poleiros e ninhos.

    Leia mais
  • Gripe aviária: prevenção e controle

    A gripe aviária é uma doença viral infecciosa que se espalha entre as aves. Ela pode afetar galinhas, patos, gansos, perus, galinhas d’angola, codornas, faisões, pombas, passeriformes e vários tipos de aves silvestres. As aves podem ou não apresentar sinais da doença. Quando aparecem sinais, eles começam entre dois e cinco dias após a ave ter contraído o vírus.

    Leia mais
  • O que as galinhas devem comer?

    A alimentação certa para as galinhas de fundo de quintal não só melhora sua produção de ovos e carne como também as mantém em boa saúde – galinhas bem alimentadas produzem bons alimentos para você. As galinhas precisam de uma dieta mista para se manterem saudáveis, da mesma forma que as pessoas.

    Leia mais
  • Patos

    Os patos, assim como outras aves, podem ser usados pela sua carne e ovos. Há várias maneiras de criar patos. O método mais simples, em que os patos são criados no quintal como parte de uma fazenda mista, requer pouco capital.

    Leia mais
  • Recursos

    Uma seleção de livros, sites e materiais de treinamento sobre o tema de avicultura.

    Leia mais