W5 Lavando as mãos

Na maioria das vezes que olhamos para as nossas mãos, elas nos parecem limpas. Entretanto, elas podem parecer limpas e ainda assim estar cobertas por milhares de pequeninos micróbios. Tocar em fezes, através da limpeza que fazemos em nós mesmos depois de defecarmos, ou após limparmos um bebê ou criança pequena, sempre nos deixará com as mãos cobertas de micróbios das fezes. Tocar a porta da latrina, ou trabalhar num solo que pode conter fezes, também nos deixará com as mãos sujas.

Uma lavagem cuidadosa das mãos com sabão e água removerá esses micróbios. Isto pode ser feito com pouquíssima água. Se não há sabão disponível, pode-se usar como alternativas cinzas, casca de árvore ou terra. É realmente muito importante lavar sempre bem as mãos depois de tocar em fezes, antes de preparar ou manejar alimentos, e depois de mexer em carne crua. Esta simples ação é o que nós podemos fazer de mais importante para reduzirmos o risco de diarréia e muitas outras doenças. Melhor não usar uma vasilha de água compartilhada para lavar as mãos. Retire punhados de água da vasilha à medida que você se lava ou peça alguém para derramar água limpa sobre as sua mãos.

Manter as unhas cortadas e limpas também manterá suas mãos mais limpas.

Discussão 
  • Como poderíamos explicar a idéia de micróbios? Este é um termo que as pessoas entendem? Haverá uma palavra melhor que poderíamos usar?
  • Como podemos saber se nossas mãos estão cobertas por micróbios?
  • A maioria das culturas têm maneiras muito boas de garantir que as mãos estão sendo mantidas limpas. Que práticas usamos na nossa própria cultura? O que poderia impedir essas práticas de serem adotadas?
  • Como podemos incentivar as crianças pequenas a lavar as mãos depois de usar a latrina? Como podemos encorajar os adultos a agirem da mesma forma?
  • Podemos criar uma dramatização de papéis simples para mostrar a importância de se lavar as mãos?
  • Embora nós todos possamos lavar nossas mãos, freqüentemente podemos melhorar a maneira como nós as lavamos. Equipes médicas freqüentemente são treinadas em como lavar muito bem as suas mãos. Discuta como as pessoas habitualmente lavam as suas mãos por aqui. Como isto poderia ser melhorado?
  • Onde seriam bons lugares para demonstrar a melhor maneira de lavarmos as nossas mãos?