R16 O direito da mulher à igualdade

Deus criou todas as pessoas à Sua imagem e semelhança. Aos olhos de Deus, todos têm o mesmo valor e importância. Jesus tratou a todos – mulheres, pessoas com deficiências e doenças infecciosas, pessoas de outras raças, trabalhadores do sexo ou pessoas desonestas – com o mesmo nível de amor e respeito. Ele nos diz para amarmos e respeitarmos as outras pessoas.

Deus criou o homem e a mulher para trabalharem um ao lado do outro. É realmente importante que as mulheres tenham direitos iguais à educação, cuidado da saúde e trabalho. Elas deveriam ter oportunidades iguais de participarem das decisões administrativas de suas comunidades e de escolherem seus líderes políticos. Entretanto, a situação em muitos países impede as mulheres de terem direitos iguais. Apesar das mulheres desempenharem 2⁄3 do trabalho do mundo, elas ganham apenas 1⁄10 de toda a receita do mundo e possuem 1⁄100 de todas as propriedades do mundo (Nações Unidas). Dois terços de todas as pessoas incapazes de ler e escrever são mulheres. Essas desigualdades criam muitas dificuldades para as mulheres obterem uma completa participação na sociedade e na política. Isto significa que a igreja e a comunidade de forma mais ampla, não se beneficiam dos muitos talentos e habilidades que Deus deu às mulheres. 

Discussão
  • Leia Gênesis 1:26-2:1. Nesta primeira história da criação em Gênesis, lemos como ambos, homens e mulheres, foram criados à imagem e semelhança de Deus. Homens e mulheres foram criados diferentes para se reproduzirem e encherem a terra. A ambos foi dada igual mordomia sobre os frutos da terra.
  • Quão fácil é considerar que Deus tenha ambas as características, masculinas e femininas?
  • Existia alguma diferença entre as funções de mordomia que Deus deu às mulheres e aos homens? Por que eles são tão diferentes hoje?
  • Que funções as mulheres desempenham na nossa igreja? Poderia ser oferecida mais responsabilidade a elas?
  • Os homens possuem 99% de todos os bens imóveis do planeta. Por que isto ocorre? Podemos fazer alguma coisa em nossa própria comunidade para melhorar este equilíbrio?

Artigos 1, 2, 7, 19 A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas