Inclusão e água, saneamento e higiene

“O progresso alcançado no setor de água e saneamento nem sempre beneficia aqueles que mais necessitam desses serviços, em particular os mais pobres, as pessoas que vivem em assentamentos informais e/ou as pessoas marginalizadas devido ao gênero e por outros motivos.”

UN Water. 2013. Eliminating Discrimination and Inequalities in Access to Water and Sanitation. Relatório da ONU. Pg. 7

Trabalhando com todos na comunidade local

A Tearfund trabalha com todos na comunidade local – homens, mulheres e crianças – para garantir que todos tenham acesso igual aos serviços adequados, seguros e sustentáveis de abastecimento de água e saneamento. Frequentemente, é necessário dar um maior apoio às pessoas vulneráveis, marginalizadas ou discriminadas, para garantir que seus direitos e necessidades sejam igualmente reconhecidos. Isso pode consistir em trabalhar com o governo local para ajudá-lo a lidar com questões consideradas tabu, como a violência de gênero.

Mesmo onde há serviços de abastecimento de água, saneamento e higiene, certas pessoas são mais propensas a serem excluídas do acesso a eles devido à sua vulnerabilidade, marginalização ou discriminação ativa. Em quase todas as sociedades, isso inclui mulheres e crianças, pessoas com deficiências e doenças crônicas, pessoas com certas identidades de gênero, pessoas que pertencem a religiões, castas e grupos étnicos específicos, pessoas deslocadas e aquelas que vivem em áreas remotas. Esses grupos geralmente têm oportunidades limitadas, opções limitadas e liberdades limitadas, o que os torna mais vulneráveis ​​à pobreza.

As evidências sugerem que os grupos desfavorecidos e marginalizados são menos capazes de providenciar instalações sustentáveis ​​de abastecimento de água, saneamento e higiene para si próprios e são frequentemente excluídos dos processos de assistência e reabilitação (Myers et al., 2017) (em inglês).

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Eliminar a discriminação e a desigualdade é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua agenda de universalidade. O Objetivo 6 foca especificamente na água e no saneamento para todos:

6.1 Até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos

6.2 Até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles que estão em situação de vulnerabilidade

Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development (Transformação do mundo: A agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável) (PDF 369 KB) (em inglês)

Escadas de água, saneamento e higiene

Os ODS são um compromisso global para apoiar o progresso rumo a um acesso inclusivo e equitativo à água, ao saneamento e à higiene, identificando e abordando os obstáculos de cada etapa. O Joint Monitoring Programme (JMP – Programa de Monitoramento Conjunto) introduziu a ideia de escadas de água, saneamento e higiene, que distinguem entre os diferentes níveis de acesso, a qualidade dos serviços e os benefícios obtidos em cada etapa. Os ODS são um compromisso de todos de não deixar ninguém para trás, à medida que os agregados familiares sobem os degraus dessas escadas rumo à higiene básica, ao saneamento adequado e à água potável gerida de forma segura e a preços acessíveis.

Progresso

Garantir os direitos de todos a água, saneamento e higiene exigirá que tenhamos como alvo os grupos mais marginalizados e desfavorecidos, além de abordarmos muitas questões negligenciadas, tais como a violência de gênero e a insegurança da posse da terra. Reservar espaços para as mulheres nos comitês de usuários de água e saneamento e facilitar o monitoramento dos cidadãos para que os grupos possam promover suas necessidades: tudo isso faz parte de uma abordagem inclusiva e transformadora.

Será fundamental enfrentar as desigualdades de poder através de um maior desenvolvimento de capacidades em todos os âmbitos e da cooperação efetiva entre os Estados e a sociedade civil, bem como fortalecer as estratégias e diretrizes nacionais de equidade e inclusão. Quando necessário, devem ser introduzidos mecanismos específicos de apoio à comunidade durante as intervenções de água, saneamento e higiene a fim de ajudar aqueles que mais precisam subir as escadas de água, saneamento e higiene. Estes incluem microfinanças, sistemas de vales, recompensas comunitárias e abatimentos em dinheiro.

Progress on Drinking water, Sanitation and Hygiene (Progresso em termos de Água Potável, Saneamento e Higiene) (PDF 6.9 MB) (em inglês)

Leia as últimas pesquisas sobre os mecanismos de apoio à comunidade do Centro de Conhecimento do STLC (em inglês)