A torneira ‘Tippy Tap’

por Elena Hurtado 

A falta de agua é a razão principal pela qual as pessoas deixam de lavar as suas mãos regularmente. Eis aqui uma idéia que usa apenas cerca de um décimo da quantidade de água geralmente usada para lavar as mãos. A torneira Tippy Tap é feita de uma garrafa velha de plástico com uma alça oca. Ela é baseada na idéia do mukombe (Passo a Passo 14). Ela também usa menos sabão pois o sabão é pendurado e protegido contra a chuva e assim não fica amolecido.

1. Aqueça a base da alça da garrafa levemente sobre uma vela, virando a alça para os lados até que ela fique brilhante e macia em todo o seu redor.  

2. Remova a vela e prenda a base macia da alça com um alicate para que fique firmemente vedada para evitar que a água passe através dela. Mantenha o alicate nesta posição até que o plástico esfrie, certificando-se de que a vedação esteja completada.



3. Aqueça a ponta de um prego pequeno sobre a vela. Use o prego quente para fazer um orifício pequeno no lado de fora da alça, um pouco acima da área vedada.


4. Aqueça o prego novamente e faça dois orifícios maiores na parte traseira da garrafa. Os orifícios devem ser feitos no meio da garrafa e com uma distância de um dedo de um para o outro. Estes orifícios serão usados para passar barbante (cordel) para pendurar a Tippy Tap.


5. Coloque um barbante (cordel) através dos dois orifícios e amarre as pontas do barbante (cordel) a uma vara. Amarre uma barra de sabão e uma lata vazia com um outro pedaço de barbante (cordel). A lata protegerá o sabão contra a chuva e o sol. Ligue este barbante (cordel) com um dos barbantes (cordeis) de apoio

6. Amarre outro pedaço de barbante (cordel) ao redor da parte superior do gargalo da garrafa e deixe-a pendurada. O barbante (cordel) é usado para puxar a Tippy Tap e assim a água sai dos orifícios feitos na alça.

7. Encha a Tippy Tap com água até ao nível dos orifícios na parte traseira da garrafa. Use a vara para pendurar a Tippy Tap no banheiro ou do lado de fora em uma árvore. A Tippy Tap está então pronta para ser usada.

Este artigo foi publicado anteriormente na publicação Felando de Diarréia e é usado com a permissão da AHRTAG. A Tippy Tap foi desenhada por Ralph Garnet e pelo Dr Jim Watt no Canadá.



Como usar… 

  • Jogue (Deite) a água sobre as mãos.
  • Use o sabão.
  • Enxague as mãos com água limpa para tirar o sabão.
  • Seque com um pano limpo.