TRABALHO EM REDE

Como o Dr Dixon disse, a situação mundial da AIDS (SIDA) é muito séria. Em edições anteriores da Passo a Passo, foram examinadas preocupações e informações práticas sobre este assunto. No entanto, agora há muito mais recursos excelentes disponíveis – alguns dos quais são mencionados na página de recursos. Portanto, nesta edição, decidimos salientar a necessidade de trabalharmos juntos em todos os níveis, tanto apoiando as pessoas com AIDS (SIDA), como educando as pessoas sobre a situação. Este é um assunto vasto, porém, combinando nossos esforços, podemos realizar algo construtivo. As palavras que a CANA (Christian AIDS / HIV National Alliance), uma rede de organizações cristãs por toda a Índia, escolheu para o seu lema proporcionam uma inspiração para todos nós:

… dar-lhes um ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espíritu angustiado; para que ele seja glorificado… Isaías 61:3

Abaixo estão os artigos da edição 44 da Passo a Passo em html.

Para baixar (descarregar) uma versão pdf da edição 44 da Passo a Passo, clique aqui (1030K).


  • A história de Ilinanga

    Dr Connie Osborne. As histórias podem ajudar as pessoas a aprenderem mais sobre o HIV/AIDS (SIDA). Esta história pode ser utilizada como um exercício de treinamento com trabalhadores da área da saúde ou pessoas que cuidam de doentes. Conte a história mudando os nomes para nomes comuns em sua região, e, depois, repasse a história novamente, devagar, fazendo as perguntas para discussão.

    leia mais
  • AIDS (SIDA) – uma ameaça cada vez maior

    Dr Patrick Dixon. A AIDS (SIDA) ameaça cada passo recente em direção ao progresso no mundo em desenvolvimento. Com 50 milhões de pessoas contaminadas, é possível que estejamos ainda nas primeiras etapas, quase tão longe de uma cura ou vacina de baixo custo quanto há dez anos atrás. Muitas nações africanas já estão enfraquecidas. Plantações cultivadas por crianças, povoados (aldeias) lutando para funcionarem, enquanto que, nas cidades, os investimentos estrangeiros desaparecem.

    leia mais
  • Cartas

    Curtição de couros de animais Obrigada por enviar os exemplares anteriores da Pas à Pas. Muitas coisas neles interessam-me, especialmente o que se refere às cabras. Comecei uma criação de cabras para leite. Ainda não sei como ordenhá-las, pois elas não gostam e chutam e viram a vasilha! O que mais me interessa é como curtir o couro com produtos vegetais naturais que possamos encontrar aqui na África Ocidental, pois os produtos de que normalmente se fala são impossíveis de se encontrar aqui e ...

    leia mais
  • COBAP Nakulabye

    ESTUDO DE CASO O COBAP (Community Based AIDS Programme – Programa de AIDS com Base na Comunidade) é uma reação local contra o HIV numa das áreas de favelas em Kampala, a qual tem realizado várias atividades, principalmente para melhorar a saúde e, assim, reduzir o impacto do HIV/AIDS (SIDA) na comunidade.

    leia mais
  • Cuidando do meio ambiente

    A região de Montaña de Guerrero, no México, enfrenta muitos problemas e é uma das áreas mais pobres do país. Os três grupos étnicos que vivem nela – mixtecos, nahuas e tlapanecos – sobrevivem com o cultivo dos declives íngremes e a criação de gado. A pastagem excessiva, a erosão do solo e o desmatamento são comuns.

    leia mais
  • Editorial

    Como o Dr Dixon disse, a situação mundial da AIDS (SIDA) é muito séria. Em edições anteriores da Passo a Passo, foram examinadas preocupações e informações práticas sobre este assunto. No entanto, agora há muito mais recursos excelentes disponíveis – alguns dos quais são mencionados na página de recursos. Portanto, nesta edição, decidimos salientar a necessidade de trabalharmos juntos em todos os níveis, tanto apoiando as pessoas com AIDS (SIDA), como educando as pessoas sobre a situação. Este ...

    leia mais
  • Estudo bíblico

    Convidando Deus para a sua rede Leia Atos 1:1-26, 2:1-4 (1:1-11) Estes são os antecedentes para o nosso estudo.

    leia mais
  • Mosquiteiros para camas cobertos com inseticida

    Foi realizada uma pesquisa recente para examinar a eficácia dos mosquiteiros para camas cobertos com inseticidas. Aqui na Tanzânia, a malária é a principal causa das doenças e mortes. Mais de 93% da população sofre o risco de contrair esta doença. As descobertas da pesquisa mostraram que a utilização dos mosquiteiros reduziu a mortalidade infantil em 20% e reduziu as doenças causadas pela malária em 50%. Por favor, certifique-se de que seus mosquiteiros estejam prontos para serem usados!

    leia mais
  • Proteção contra relâmpagos

    Ronald Watts. Os países tropicais por todo o mundo são muito mais atingidos por relâmpagos que os países mais frios. As áreas de planaltos expostos altos com poucas árvores parecem ser mais atingidas por relâmpagos que outras áreas. Quando as pessoas vivem em cabanas com telhados de palha, os riscos são maiores. Zimbábue possui o recorde do maior número de pessoas mortas por serem atingidas por um único relâmpago, com 21 pessoas mortas em uma cabana perto de Mutare em 1975. 

    leia mais
  • Questões enfrentadas pelas redes

    Roger Drew e David Kabiswa. Fazer parte de um grupo pode ser extremamente útil, mas pode ser também uma experiência bastante desafiadora. Os desafios freqüentemente enfrentados pelos grupos de pessoas portadoras do HIV são:

    leia mais
  • Recursos

    Strategies for hope Esta série excelente já foi mencionada muitas vezes na Passo a Passo ao longo dos anos. Agora, há 15 títulos na série – os mais recentes são:

    leia mais
  • Redes de organizações

    David Kabiswa. Tem-se falado cada vez mais sobre a questão das redes para organizações nos encontros de treinamento e reuniões.

    leia mais
  • Redes de pessoas portadoras do HIV

    Roger Drew. Quando você conversa com pessoas que trabalham com o HIV e a AIDS (SIDA), ou lê o que eles escrevem, não demora muito para você encontrar as palavras trabalho em rede. O que isto significa exatamente? Uma definição simples pode ser unir-se a outros indivíduos ou grupos para beneficiar-se um ao outro.

    leia mais
  • Trabalho na área da saúde com usuários de drogas

    Trabalhando dentro de uma rede Graciela Radulich. El Retoño é uma organização cristã que se concentra no trabalho com usuários de drogas nos bairros mais pobres de Buenos Aires. Esta organização começou em 1985, a fim de oferecer reabilitação completa (física, psiquiátrica, social e espiritual) a usuários de drogas do sexo masculino que vinham voluntariamente para pedir ajuda.

    leia mais