Estudo bíblico: Convidando Deus para a sua rede

Leia Atos 1:1-26, 2:1-4

(1:1-11) Estes são os antecedentes para o nosso estudo.

(1:12-13) A história maravilhosa do derramamento do Espírito Santo começa com um grupo de cristãos numa reunião de negócios! Uma rede de pessoas, homens e mulheres, jovens e velhos, chamados para se unirem de todas as classes sociais e profissões. Eles possuíam uma tarefa em suas mãos – servirem de testemunhas para o mundo inteiro – a maior tarefa já atribuída em toda a história.

(1:14-26) Não houve nenhum conflito naquela reunião – eles estavam unidos em orações e propósito (Atos 1:14). Eles sabiam o que Deus queria que fizessem – eram conduzidos pela Palavra de Deus (Atos 1:20) e mantinham comunicação com Ele (Atos 1:24).

(2:1-4) Porém sua rede não estava completa – em Atos 1:4, vimos que lhes foi pedido que esperassem; esperassem pela promessa do Pai – o batismo do Espírito Santo. Assim, eles esperaram até o dia de Pentecostes, quando a promessa foi cumprida – o Espírito Santo veio.

Hoje, o Espírito Santo está aqui para nos ajudar, porém ainda precisamos convidá-lo a entrar em nossas vidas (Apocalipse 3:20), para tornar a rede completa. Sem o Espírito Santo, podemos ficar divididos, impotentes, e nossas metas podem tornar-se mundanas e temporais. O Espírito Santo une-nos em nossa tomada de decisões e em nossos esforços, de maneira a tornar nossos fins divinos e eternos.

(1:20) Freqüentemente vamos a reuniões com pilhas de arquivos e papéis, até mesmo computadores portáteis – mas e nossas bíblias?

(1:14) A comunicação com Deus é de vital importância; como podemos garantir que a hora de orar seja uma prioridade em nossas reuniões?

(1:4) Em nosso entusiasmo, às vezes queremos apressar-nos e terminar o trabalho, porém há momentos em que nos é pedido que esperemos – você está enfrentando uma situação em que, talvez, devesse esperar por Deus para que Ele aja primeiro?

Para serem eficazes, as redes precisam estar bem conectadas. O que está conectando sua rede – algo mundano e temporário ou algo divino e eterno? Como você pode incentivar a união em sua rede?

Alan Robinson trabalhou com a MOPAWI em Honduras por quatro anos como funcionário internacional da Tearfund.