Estudo bíblico: Dando um bom exemplo

Este estudo bíblico ajuda-nos a pensar sobre como devemos viver de maneira responsável e dar um bom exemplo às pessoas à nossa volta.

Leia Gênesis 2:4-25.

  • O que Deus dá para o benefício de Adão?
  • Que responsabilidades Deus dá a Adão?
  • O que esta passagem diz sobre a maneira como Deus quer que cuidemos do meio ambiente e das pessoas à nossa volta?

Leia Deuteronômio 23:12-14.
Nesta passagem, Deus fala aos israelitas, através de Moisés, sobre a eliminação segura de excremento. Este mandamento foi dado para que o acampamento fosse santo (versículo 14), mas este hábito também teria mantido a boa saúde do campo. Infecções como a disenteria, a diarréia, os vermes intestinais, o tifo e a tinha resultam dos maus hábitos de higiene e podem ser prevenidas.

  • Os nossos hábitos de saneamento e higiene pessoal mostram que cuidamos da nossa própria saúde e da saúde das nossas famílias e comunidades?
  • O que devemos fazer para mostrar aos outros como colocar em prática o bom saneamento e os bons hábitos de higiene?

Os cristãos receberam o desafio de ser o sal e a luz do mundo (Mateus 5:13-16). Como seguidores de Cristo, devemos dar um bom exemplo. Algumas pessoas dizem que “a pureza caminha com a santidade”.

  • Temos cuidado bem dos nossos lares? Seria ruim se nossos lares fossem locais de propagação de animais transmissores de doenças, como moscas e ratos. Seríamos responsáveis pela vida dos nossos vizinhos, se algum deles contraísse uma doença por causa do nosso ambiente sem higiene.

O Reverendo Canon George Bagamuhunda é Engenheiro Hídrico e trabalha como Coordenador de Programas no Programa de Água e Saneamento da Diocese de Kigezi, em Uganda. E-mail: kdwd@infocom.co.ug