Trabalhando para melhorar a higiene e a saúde na Bolívia

Felina Albornoz, Paulina Rivas e Hermógenes Lizarazu

Parte do programa Mosoj Yan em Cochabamba, na Bolívia, é um “Centro de Motivação”, que trabalha com jovens meninas que vivem nas ruas. Estas pessoas têm necessidades extremas em termos de saúde, pois vivem em condições insalubres e não higiênicas, sofrem infecções freqüentes e têm uma dieta desequilibrada.

Para solucionar esta situação, o Mosoj Yan começou a educação sobre a saúde nas ruas, a qual consiste em três etapas básicas:

  1. Incentivamos as meninas e adolescentes a visitar o Centro de Motivação para lavar seus pertences, tomar banho e fazer uma refeição saudável.
  2. Se alguma delas decidir entrar para o Centro de Motivação, explicamos as condições para a admissão, e juntos fazemos acordos verbais e escritos. Depois, ela é apresentada à sua nova família e incentivada a cuidar da sua própria higiene pessoal, participar das tarefas domésticas, como a limpeza, e a participar das atividades diárias.
  3. Quando a menina ou adolescente decide ficar e começar a mudar sua vida, ela é incentivada a se desenvolver e procurar apoio em termos educacionais, psicológicos e espirituais e a participar dos encontros de treinamento criativos.

Para incentivar uma boa rotina, há um programa de atividades desde o momento em que as meninas acordam até a hora de irem para a cama.

As regras da casa ajudam a regular o comportamento e as atitudes das meninas. Periodicamente, são organizados encontros em grupo para discutir a participação dentro da casa. As meninas podem dar suas opiniões nestes encontros, e este processo ajuda a garantir que elas cumpram suas responsabilidades. A repetição deste padrão ajuda-as a formarem bons hábitos.

Fornecemos funcionários, que atuam como “educadores”, os quais trabalham lado a lado com as meninas. A participação dos educadores em todas as atividades e tarefas da casa é vital, pois serve de bom exemplo, orienta e cultiva os bons relacionamentos.

Os educadores ajudam as meninas no preparo das refeições, as quais são baseadas num cardápio semanal. Como as meninas, muitas vezes, não estão acostumadas com certos tipos de comida, trabalhamos muito para ensiná-las sobre a importância de comerem diferentes alimentos para recuperar a saúde.

Procuramos conscientizar as meninas sobre a necessidade de cuidarem do corpo, estabelecendo objetivos de saúde com cada uma delas e conscientizando-as sobre questões de saúde e higiene através de palestras, vídeos e atividades interativas em grupo.

Resultados

No nosso trabalho, nos últimos anos, vimos meninas começando a desfrutar de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho, a superar seus medos e inseguranças e começando uma vida completamente nova.

Lições aprendidas

  • Para alcançar melhores resultados, é vital trabalhar com as pessoas que vivem nas ruas de uma maneira integral e levar em consideração seus sentimentos e sua auto-estima.
  • Acreditamos que o apoio contínuo é uma parte essencial do nosso trabalho.
  • As meninas devem participar ativamente do processo de mudança e da tomada de decisões.
  • É importante estabelecer objetivos claros e alcançáveis para cada menina.

Felina Albornoz é a Coordenadora do Centro de Motivação, Paulina Rivas é a Supervisora da Unidade Produtiva Social, e Hermógenes Lizarazu é um Educador do Centro de Motivação. E-mail: mosojyan@entelnet.bo Site: http://www.mosojyan.com


Testemunho de Sofía*

Quando cheguei ao Mosoj Yan, eles me mostraram um monte de coisas... como preparar refeições: café da manhã, almoço e até mesmo comida para o cachorro. Nós varremos a sala, aprendemos a tirar o pó e pôr o lixo no devido lugar, esfregar e encerar o piso, manter as coisas arrumadas, varrer e limpar o pátio e aguar as plantas. Eles também nos ensinaram como limpar as superfícies da cozinha, as prateleiras e o piso da cozinha.

Eu sei que tudo que eles me ensinaram é bom para mim.

Também aprendi sobre a higiene. Tomo banho todos os dias e gosto muito. Escovo os dentes, penteio o cabelo e troco de roupa.

* Este não é seu nome verdadeiro.