Estudo bíblico: Objetivos de desenvolvimento do milênio

Os ODMs e o interesse de Deus pelos pobres

Escrito por Amanda Jackson, Coordenadora de Campanhas e Políticas do Desafio Miquéias Internacional: www.micahchallenge.org

Todas as nações são responsáveis por fazer todo o possível para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, e isto significa ação por parte do governo bem como programas organizados pelas comunidades.

Porém, às vezes, os cristãos hesitam em começar a falar com os governos sobre a pobreza e a injustiça. Talvez nos sintamos céticos, impotentes ou incapazes.

Há 2.500 anos, Neemias ouviu falar de uma injustiça enorme que estava sendo feita contra os outros judeus que haviam sido deixados para trás em Jerusalém. Como ele se tornou um defensor de direitos?

Neemias 1:1-3 descreve a situação. De que maneira as pessoas estavam sofrendo?

Leia Neemias 1:4-10

Neemias responde de várias maneiras. Você consegue ver os passos que ele dá?

  • O coração dele está partido - precisamos da compaixão de Deus pelos que sofrem.
  • Ele ora e jejua - precisamos reconhecer a importância espiritual da defesa de direitos e que precisamos do poder de Deus.
  • Ele glorifica a Deus pela sua grandeza e fidelidade - um bom lembrete, se nos encontrarmos no desespero da pobreza.
  • Ele ora pelo perdão - precisamos procurar em nossos corações, enquanto pessoas, igrejas e organizações, para reconhecermos quando falhamos com as famílias e as comunidades pobres.
  • Ele pede a orientação e a sabedoria de Deus - todas as nossas palavras e táticas devem glorificar a Deus.

O resto da história de Neemias é uma descrição maravilhosa da liderança e da defesa de direitos eficazes que perseveram e superam a oposição.

Leia os Capítulos 2 e 3

  • Como Neemias conquista o Rei (que não é crente) para que ele apóie a sua causa?
  • O que os versículos 11-20 do Capítulo 2 nos mostram sobre o trabalho eficaz de desenvolvimento e de defesa de direitos?
  • De que forma Neemias lida com a oposição? (veja também o Capítulo 4)
  • Por que você acha que o Capítulo 3 faz uma lista de todas as diferentes famílias, clãs e grupos que ajudaram a construir o muro? O que podemos aprender com isso sobre como fazer um bom trabalho?

Leia o Capítulo 5:1-13

  • Por que Neemias decide agir em nome das pessoas oprimidas?
  • O que aconteceria se as pessoas não tivessem reclamado?

O Desafio Miquéias está incentivando nossos líderes a cortarem pela metade a pobreza mundial. Algumas pessoas podem ridicularizar os objetivos do Desafio Miquéias e dizer que eles jamais poderão ser alcançados, mas a história de Neemias, de ação persistente, reverente, prática e positiva, dá-nos uma idéia do que é possível.

E, se formos bem-sucedidos, será porque Deus foi fiel às nossas súplicas e agiu de forma a abrandar os corações dos líderes para que eles, da mesma forma que o sábio rei em Provérbios, “ergam a voz em favor dos que não podem defender-se, sejam os defensores de todos os desamparados, dos pobres e dos necessitados” (Provérbios 31:8-9).