W10 Amamentação

Durante os seis primeiros meses da vida de uma criança, apenas o leite materno é o alimento ideal. Ele contém todos os nutrientes e a água necessária para um bom desenvolvimento. O leite materno também oferece boa proteção contra muitas infecções comuns.

Os fabricantes de leite para bebês tentam convencer as mães que a mamadeira é uma maneira melhor e mais moderna de alimentarem os seus bebês. Esta informação não é correta. Leite materno é quase sempre o melhor que existe para a saúde do bebê. O leite industrializado precisa ser preparado com água potável e as mamadeiras e bicos precisam ser muito bem lavados para que os micróbios não contaminem o leite. Isto tudo é caro. Colheres de dosagem de mistura são vitais para que o leite tenha a concentração correta. Freqüentemente a água ou as mamadeiras não estão suficientemente limpas, ou ainda, deixam as moscas pousarem na mamadeira. Falta ao leite industrializado a proteção contra doenças que o leite materno fornece, sendo mais provável a morte de bebês que não mamam no peito, por causa de uma diarréia, pneumonia ou outras doenças.

Mesmo quando uma mãe é portadora do HIV, ainda assim é melhor amamentar. Se o bebê for alimentado somente com leite materno por seis meses, sem tomar nenhum outro líquido ou alimento, e após esse período a mãe parar de amamentar o mais rapidamente possível, o risco de passar o HIV para o bebê é muito menor.

Discussão 
  • As pessoas muítas vezes acreditam que a mamadeira é a melhor maneira de alimentar um bebê. Isto é uma crença comum na nossa área? Por que isso?
  • Que experiência têm as pessoas de dar a mamadeira? Os bebês alimentados com mamadeira sofrem mais de infecções do que os bebês amamentados?
  • O que poderíamos fazer para informar às pessoas que a amamentação é o método mais seguro, saudável, gratuito e melhor para os bebês?
  • Que tipo de propaganda é usada para promover os benefícios da mamadeira? Se possível, arranje alguns exemplos em revistas ou jornais. Nós poderíamos fazer um cartaz promovendo os benefícios da amamentação que usasse idéias parecidas?
  • O quanto as pessoas compreendem os riscos de passar o HIV através da amamentação? Os números (mostrados abaixo) são uma surpresa? Qual seria a melhor escolha para uma mulher portadora de HIV em nossa localidade?

AMAMENTAÇÃO E HIV 

Quanto mais longo é o período da amamentação, maior é o risco das mães infectadas com o HIV passarem o vírus para seus bebês. 

Um em cada vinte bebês será infectado se for amamentado por seis meses. 

Dois em cada vinte serão infectados se forem amamentados por um ano. 

Três em cada vinte serão infectados se a amamentação durar dois anos. 

No entanto, de três a cinco bebês em cada vinte estarão sujeitos a morrer antes de completar cinco anos se forem alimentados com mamadeira em situações precárias, onde é difícil esterilizar as mamadeiras e a água.